WebWork – framework para desenvolvimento Web flexível
Estava fazendo, e ainda estou, uma pesquisa sobre, o que seria melhor utilizar para desenvolvimento de sites. A Maioria das respostas foi “depende”, mas algo comun e aprimorar com o tempo e maior conhecimento. Comecei a procurar por Frameworks com padrões MVC, como Spring MVC e outros.
Durante as pesquisas achei um framework chamado WebWork, que achei bem interessante.
Framework WebWork
O WebWork é um poderoso framework MVC para desenvolvimento de aplicações web em Java. O WebWork é baseado em outro framework chamado XWork.
O XWork
O XWork é um framework open source que implementa o padrão de projeto Command e forma o núcleo do WebWork. O XWork pode ser utilizado tanto por aplicações web quanto por aplicações desktop.
A grande vantagem do WebWork ser derivado do XWork é poder ter o melhor dos dois frameworks, como o suporte a validação, conversão de tipos e outras funcionalidades do XWork; e o suporte a internacionalização, taglibs, temas, templates e muitas outras funcionalidades do WebWork. Segundo o que pode apurar em pesquisas.
Padrão de Projeto Command
O motivo do padrão de projeto Command é encapsular uma requisição como um objeto, permitindo que os clientes parametrizem diferentes requisições, filas ou fazer o registro de log de requisições e dar suporte a operações que podem ser desfeitas.
O WebWork tem como foco simplicidade e produtividade, e oferecendo o seguinte:
· Um flexível framework de validação que permite desacoplar regras de validação das ações;
· Conversão de tipos que lhe permite converter facilmente objetos de uma classe para outra;
· Uma poderosa linguagem de expressão baseada em OGNL (Object-Graph Navigation Language);
· Inversão de controle utilizando a integração com o framework Spring. A inversão de controle é uma estratégia onde as dependências são retiradas da classe que as contém. Ao invés da classe instanciar internamente cada objeto que necessita, ela recebe simplesmente as referências;
· Tags reutilizáveis que permitem o desenvolvimento usando Temas e Templates;
· Interceptors que fornecem várias funcionalidades, incluindo a prevenção de submissão múltipla de formulários;
· Internacionalização (i18n);
· Fácil integração com Hibernate (framework de mapeamento objeto-relacional), Spring (framework JEE ligthweight), SiteMesh (mecanismo de templates) e JSTL (biblioteca padrão de tags);
· Suporte a vários tipos de camada de apresentação, como JSP, e os mecanismos de templates Java: FreeMarker e Velocity;
Para quem estiver mais interesse em conhecer e testar(depois posta aqui como foi). Uma apostila básica para conhecer.
PDF – webwork
Fonte:
Abraço,
Ederson Melo
Posted on Julho 18, 2008, in Java, Linguagens and tagged framework, FreeMarker, Hibernate, javafree, JSP, jstl, OGNL, Pattern, Spring, Spring MVC, templates, Velocity, WebWork, XWork. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Pingback: Frameworks para todos « Ederson Melo