Criando um Hábito

Como toda a criação de um hábito, ele exige um esforço, para que você execute aquela tarefa habitualmente até que ela vire um hábito. Muitos hábitos estão em nossas metas anuais, ou naquelas promessas de ano novo que todos fazemos. Quando conseguimos que o comportamento seja incorporado em nosso repertório habitual, é mais fácil realizá-lo e executá-lo de forma mais natural.

Quanto tempo será necessário para criarmos um hábito de forma natural? Segundo cirurgião plástico Maxwell Maltz, em 1960, definiu a duração de 21 dias para criar um hábito. Posteriormente descobrimos que os neurônios não são capazes de assimilar de forma completa um novo comportamento neste tempo, talvez por isso, abandonamos estes tão desejados hábitos.

Posteriormente, estudos realizados pela University College de Londres descobriram que, em média, são necessários 66 dias para incorporar um novo comportamento em nossa rotina e mantê-lo presente. E que passar um dia sem realizar o comportamento não é prejudicial para o objetivo a longo prazo.

O que fazer para manter um hábito? Primeiro precisamos definir um plano de ação, e isso implica criar metas a curto, médio e longo prazo para nos impedir de desistir na primeira mudança e continuar perseverando. Ter planos bem definidos e organizados são muito mais fáceis de seguir, como por exemplo, termos horários para tal.

Por que queremos esse hábito? Pensar no futuro ou avaliar o que iremos obter de positivo com o novo comportamento, vai ajudar a te manter motivado e a não perder o propósito inicialmente nos fez decidir criar esse hábito.

Sem procrastinação! Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje. Quanto mais cedo você começar, mais cedo alcançará aquilo que quer conseguir.

Disciplina e trabalho constantes devem definir seus objetivos.