O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma abordagem utilizada para criação de projetos e desenvolvimento de produtos com base no pensamento dos designers.

Esse formato de pensamento utiliza o processo de resolução de problemas levando em conta o ser humano e utiliza princípios de multidisciplinaridade, colaboração, estruturação de ideias e processos.

O sucesso do Design Thinking se deve ao fato da abordagem combinar 3 elementos fundamentais para qualquer projeto:

🔵 A sensibilidade presente no universo do design;

🟡 As ferramentas, estratégias e métodos para atender as pessoas;

🔴 A tecnologia disponível para solucionar um problema.

A ideia é que seja possível atender qualquer demanda da sociedade, de uma forma prática e acessível.

Mas Quais são as etapas do Design Thinking?

A estrutura padrão do Design Thinking é dividida em 4 etapas. Essa divisão é importante para delimitar a atuação de cada pessoa e para a criação de processos eficientes para solucionar cada detalhe de um problema.

  1. Imersão Entendimento e compreensão de todos elementos de um problema.

  2. Análise e Síntese Entendido todos os detalhes sobre o problema, o tema em geral, o público e as possibilidades disponíveis, é hora de analisar os dados coletados e elaborar uma síntese para guiar o processo de criação da solução.

  3. Ideação É a fase do brainstorming. Após o entendimento do problema, da análise das possibilidades e das características e da realização da síntese de tudo que foi coletado, é hora de coletar ideias para desenvolver uma solução realmente eficiente para o público específico.

  4. Prototipagem e teste Agora as ideias se transformam em soluções reais para o problema apresentado. O resultado desse processo deve ser algo coerente com todos os aprendizados dos passos anteriores e deve apresentar uma oportunidade de negócio para a empresa. A criação de protótipos funciona como uma forma de testar a aderência da solução junto ao público e o resultado para a empresa.

Atualmente, uma boa estratégia utilizada por muitas empresas é a criação de MVPs (minimum viable product, ou mínimo produto viável, em português). Assim, é possível criar testes com esforços reduzidos e melhorar o produto de acordo com a demanda.

  1. Implementação Após o momento de prototipagem, você terá dados sobre a performance da sua solução e informações sobre os ajustes necessários. Depois de realizar as alterações necessárias, é hora de implementar o que foi planejado e colocar no mercado.

E agora, como aplicar Design Thinking?

Em resumo, podemos concluir que o Design Thinking é a abordagem de pensamento que combina a necessidade de um público com as possibilidades de soluções para atender essa demanda.

Esse pensamento pode ser utilizado para guiar parte das ações de uma empresa, servindo para melhorar a experiência dos clientes.

Esta abordagem pode ser aplicada a qualquer área que tenha um problema a ser resolvido e a possibilidade de inovar para solucionar.

Mas é preciso um time multidisciplinar focado em se aproximar do público e criar empatia sobre a solução.

Além de criar uma cultura organizacional focada na colaboração, cooperação e incentivo à criatividade em todos os processos.

Existe ainda uma grande distância entre adotar esse pensamento e a utilização em processos e ações diárias.

Eai curtiu? Acredita que seria possível utilizar Design Thinking na sua empresa, ou para você? Comenta aí como?