Blog: 6sigma

Método DMAIC Seis Sigma

No feed anterior falamos que a metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

Na parte Estruturada propõe-se o trabalho por meio do método #DMAIC, que é bem semelhante ao #PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:

Abaixo apresentamos uma descrição simplificada do método DMAIC e suas ferramentas:

🔵 Definir: definir os objetivos do projeto e entender/traduzir as necessidades dos clientes, identificar as métricas que estão relacionados aos objetivos do projeto;

🔴 Medir: medir o processo e suas diferentes partes, para determinar sua performance atual e quantificar o problema por meio de coleta de dados, ajudando a melhorar a compreensão sobre o fluxo de processo, localizar gargalos, permitir medir tempo de ciclo de atividades, identificar complexidades e desperdícios, identificar oportunidades para reduzir custos de processamento e identificar;

🔵 Analisar: obter um diagnóstico do processo em estudo e buscar as causas raízes da baixa performance, ajudando no aumento do conhecimento sobre o sistema, em relação às causas que atuam no processo e identificação de focos de mudança a serem desenvolvidos na fase Implementar a Melhoria Investigar o processo (cartas de controle, teste de hipótese);

🔴 Melhorias: propor, desenvolver e testar mudanças, ajudando na identificação das mudanças que efetivamente resultarão em uma melhoria. Propor e desenvolver mudanças (Matriz Impacto-Esforço);

🔵 Controlar: perpetuar os conhecimentos e as melhorias conquistadas, garantir que os resultados obtidos (melhorias de processos) se mantenham ao longo do tempo, ajudando na avaliação dos ganhos e alavancagem do processo de melhoria contínua.

Ainda a tempo, dentro de cada um destes itens existem algumas "ferramentas" para uso adequado em cada situação e futuramente talvez eu fale sobre eles.

Curte ai, compartilha, salva se gostou e ajudou.

O que é Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

🔴Quantitativa, por trabalhar com estatística baseada em dados;

🔴Estruturada, porque utiliza o método #DMAIC(que falaremos em outro feed);

🔴Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.

Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são:

🔵Redução de custos;

🔵Otimização de produtos;

🔵e processos e incremento da satisfação do cliente.

Mas a Seis Sigma não é somente para questões complexas, existem projetos Seis Sigma para redução de custos fixos como conta de luz, conta de água, de custos de hospedagens em viagens e muitos outros.

Outro uso muito frequente pelas empresas é para reduzir o #Lead Time de processos, aumentando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

Por que o nome Six Sigma?

Todo processo tem uma medida esperada e todos esses processos sofrem alguma variação. A medida dessa variação é chamada sigma.

O Seis Sigma tem este nome porque há 6 níveis de qualidade, sendo que cada etapa (chamada de sigma – σ) apresenta a quantidade máxima permitida de defeitos por milhão.

É medida a frequência com que erros são cometidos, com o objetivo de atingir estatísticas próximas ao sexto nível sigma (6-sigma).

Quando falamos em “6 Sigma”, entende-se a redução da variação no resultado entregue aos clientes numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.

Confere a tabela de níveis Sigma no (defeitos por milhão ;) no destaque 6 Sigma.

Áreas de aplicação do Seis Sigma

Um dos fatores interessantes da metodologia 6 Sigma é que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Pode englobar tanto processos produtivos nas industriais, como também em processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e relacionados a área de saúde (Lean Healthcare).

A metodologia 6 Sigma tem inúmeras aplicações, sendo cada vez mais utilizada, em empresas que precisam ou querem reduzir custos e otimizar resultados.

Continua ai que falaremos de #DMAIC.

Ciclo OODA na arte da guerra dos negócios rápidos

Estratégia é uma das disciplinas que deveria ter grande importância para nossa vida, ouso dizer que deveria ser ensinada nas escolas. Uma boa estratégia tem grande valor, basta observar sua ampla discussão no livro a Arte da Guerra, de Sun Tzu.

Pensando nisso, John Boyd, Coronel da Força Aérea Norte Americana nascido em 1927 desenvolveu um modelo para a tomada de decisão no combate aéreo, e sua potencial utilização ao mundo dos negócios tornou-se evidente. Sua história é um fato a parte e pode ser pesquisada para entender melhor seu objetivo, mas podemos resumir no que chamamos de ciclo OODA.

O Ciclo OODA é um modelo baseado em um ciclo de quatro pontos que apoia uma tomada de decisão rápida e eficaz.

Observar, Orientar, Decidir e Agir

Qual a diferença entre o OODA e o PDCA?

O Ciclo do PDCA(ou ciclo de Deming) é uma abordagem analítica que pode ser usada de maneira interna. Dependendo do processo que estamos tentando melhorar, não é necessário consultar o ambiente externo ou realizar qualquer ajuste para que o ciclo do PDCA funcione.

O PDCA tem grande sucesso em chão de fábrica. Envolve o uso de um conjunto de dados para chegar a uma conclusão. Utilizamos os dados para tomar uma decisão sobre como proceder, nós verificamos e agimos para confirmar ou rejeitar a possibilidade analisada.

O Ciclo OODA tem maior foco em sintetizar uma ação em um conjunto de dados, mesmo que incompletos, para tomar uma decisão rápida e efetiva.

Mas o ciclo OODA peca no aspecto da Qualidade e dos testes que não são as prioridades no topo das suas entregas, já que a visão é rapidez. Porque para acelerar o seu ciclo OODA, é preciso terminar os projetos mais rapidamente. O que leva o tempo de ciclo para o topo da lista de prioridades do gerenciamento de projetos.

Assim como a capacidade de "agir" nem sempre é simples o suficiente para ser um requisito atendido por um único projeto. Mesmo falando de ágil.

Mas poderia ser bem empregada com o uso de metodologias como a 6sigma, onde o PDCA também é usado.