Blog: bigdata

Engenheiro de Dados

Image without description
Um Engenheiro de Dados é o profissional dedicado ao desenvolvimento, construção, teste e manutenção de arquiteturas, como um sistema de processamento em grande escala. A principal diferença entre um Engenheiro de Dados e um Cientista de Dados é que o segundo é alguém que limpa, organiza e examina Big Data. O Engenheiro de Dados é responsável por criar o pipeline dos dados, desde a coleta, até a entrega para análise ou para alimentar um produto ou serviço baseado em análise preditiva já em produção (produto ou serviço que pode ter sido desenvolvido com a ajuda de um Engenheiro de Software).

Você pode achar que o uso do verbo “limpar” na comparação acima é realmente exótico, mas na verdade, ele foi colocado com um propósito que ajuda a refletir a diferença entre um Engenheiro de Dados e um Cientista de Dados. Em geral, pode-se mencionar que os esforços que ambos os especialistas empregam são direcionados para obter os dados em um formato fácil e utilizável, mas os detalhes técnicos e as responsabilidades que aparecem entre eles são diferentes para ambos.

Engenheiros de Dados constroem enormes reservatórios para Big Data, através de conhecimento em armazenamento e processamento distribuído de dados. Eles desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas, tais como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em tempo real e de forma distribuída. Uma vez que estes imensos reservatórios de dados estejam criados, Cientistas de Dados podem usar conjuntos de dados relevantes para suas análises. Os Engenheiros de Dados também devem dominar arquiteturas de Microservices e segurança de dados.

Os Engenheiros de Dados não apenas criam métodos e técnicas para melhorar a eficiência, a qualidade e a confiabilidade dos dados, mas também precisam implementar esses métodos. Para gerenciar essa complicação, eles terão que empregar várias ferramentas. Os Engenheiros de Dados realmente garantem que a arquitetura de dados é viável para os Cientistas de Dados trabalharem. Depois de passarem pelo processo inicial, os Engenheiros de Dados terão que entregar ou transferir os dados para a equipe de Cientistas de Dados.

Um exemplo simples: o Engenheiro de Dados constrói e mantém um Data Lake e oferece APIs de acesso ao Cientista de Dados que usa os dados para suas análises e execução de modelos de Machine Learning.

Os Engenheiros de Dados garantem o fluxo de dados de maneira ininterrupta. Eles são os principais responsáveis ​​pela arquitetura necessária para os dados e produtos ou serviços gerados no processo de análise.