Blog: instagram

Vamos conhecer a Equipe que faz o 6 Sigma acontecer

A estrutura hierárquica típica do Six Sigma é caracterizada pelos seguintes players:

🟡⚪ Yellow Belts(YB) e White Belts(WB): São os profissionais do nível operacional da empresa, treinados nos fundamentos do Six Sigma, além de dar suporte aos demais envolvidos, também ajudam a disseminar informações sobre as ferramentas e os processo?

🟢 Green Belts(GB): São responsáveis por liderar projetos de menor complexidade e não ficam integralmente dedicados à resolução de problemas;

⚫ Black Belts(BB): São os profissionais que lideram equipes na condução de projetos de alta complexidade e que devem possuir habilidades técnicas, tais como: Conhecimentos avançados do método e das ferramentas estatísticas, combinadas com habilidades gerenciais como: liderança, iniciativa, persistência, aptidão para trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação.

Os Black Belts, juntamente com os Green Belts, devem ser “agentes de mudanças que implementarão a Cultura Six Sigma na organização”.

⚫🖤 Master Black Belts(MBB): São profissionais que assessoram os Sponsors e Champions e atuam como mentores dos Black Belts e Green Belts, facilitando a comunicação entre eles.

Uma das funções do Master Black Belt é prestar assistência especializada em áreas que vão desde estatística até gestão de mudanças e estratégias de projeto e processo;

🏆Champions(CH): São os gestores ou diretores e possuem responsabilidades (juntamente com o Sponsor) como a seleção dos membros que formarão a equipe, a orientação estratégica (objetivos e metas) da equipe, estabelecimento do escopo geral dos projetos e remoção de possíveis barreiras para o andamento dos projetos;

🛡️ Sponsor(SP): É o responsável por promover e definir as diretrizes para implementação do Six Sigma e garantir que este esteja alinhado com a estratégia da empresa.

Método DMAIC Seis Sigma

No feed anterior falamos que a metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

Na parte Estruturada propõe-se o trabalho por meio do método #DMAIC, que é bem semelhante ao #PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:

Abaixo apresentamos uma descrição simplificada do método DMAIC e suas ferramentas:

🔵 Definir: definir os objetivos do projeto e entender/traduzir as necessidades dos clientes, identificar as métricas que estão relacionados aos objetivos do projeto;

🔴 Medir: medir o processo e suas diferentes partes, para determinar sua performance atual e quantificar o problema por meio de coleta de dados, ajudando a melhorar a compreensão sobre o fluxo de processo, localizar gargalos, permitir medir tempo de ciclo de atividades, identificar complexidades e desperdícios, identificar oportunidades para reduzir custos de processamento e identificar;

🔵 Analisar: obter um diagnóstico do processo em estudo e buscar as causas raízes da baixa performance, ajudando no aumento do conhecimento sobre o sistema, em relação às causas que atuam no processo e identificação de focos de mudança a serem desenvolvidos na fase Implementar a Melhoria Investigar o processo (cartas de controle, teste de hipótese);

🔴 Melhorias: propor, desenvolver e testar mudanças, ajudando na identificação das mudanças que efetivamente resultarão em uma melhoria. Propor e desenvolver mudanças (Matriz Impacto-Esforço);

🔵 Controlar: perpetuar os conhecimentos e as melhorias conquistadas, garantir que os resultados obtidos (melhorias de processos) se mantenham ao longo do tempo, ajudando na avaliação dos ganhos e alavancagem do processo de melhoria contínua.

Ainda a tempo, dentro de cada um destes itens existem algumas "ferramentas" para uso adequado em cada situação e futuramente talvez eu fale sobre eles.

Curte ai, compartilha, salva se gostou e ajudou.

O que é Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

🔴Quantitativa, por trabalhar com estatística baseada em dados;

🔴Estruturada, porque utiliza o método #DMAIC(que falaremos em outro feed);

🔴Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.

Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são:

🔵Redução de custos;

🔵Otimização de produtos;

🔵e processos e incremento da satisfação do cliente.

Mas a Seis Sigma não é somente para questões complexas, existem projetos Seis Sigma para redução de custos fixos como conta de luz, conta de água, de custos de hospedagens em viagens e muitos outros.

Outro uso muito frequente pelas empresas é para reduzir o #Lead Time de processos, aumentando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

Por que o nome Six Sigma?

Todo processo tem uma medida esperada e todos esses processos sofrem alguma variação. A medida dessa variação é chamada sigma.

O Seis Sigma tem este nome porque há 6 níveis de qualidade, sendo que cada etapa (chamada de sigma – σ) apresenta a quantidade máxima permitida de defeitos por milhão.

É medida a frequência com que erros são cometidos, com o objetivo de atingir estatísticas próximas ao sexto nível sigma (6-sigma).

Quando falamos em “6 Sigma”, entende-se a redução da variação no resultado entregue aos clientes numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.

Confere a tabela de níveis Sigma no (defeitos por milhão ;) no destaque 6 Sigma.

Áreas de aplicação do Seis Sigma

Um dos fatores interessantes da metodologia 6 Sigma é que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Pode englobar tanto processos produtivos nas industriais, como também em processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e relacionados a área de saúde (Lean Healthcare).

A metodologia 6 Sigma tem inúmeras aplicações, sendo cada vez mais utilizada, em empresas que precisam ou querem reduzir custos e otimizar resultados.

Continua ai que falaremos de #DMAIC.

Você Conhece O Método Pomodoro?

A anos Venho utilizando e escrevendo sobre o método Pomodoro e você sabe o que torna o Pomodoro tão único? Simplicidade! Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronometro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e busca fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal, “becoming” nos trabalhos de Henri Bergson e Eugene Minkowski.

Você Sabe Como a Técnica funciona?

🔵 Escolha uma tarefa a ser cumprida;

🟢 Defina o #Pomodoro a 25 minutos (o Pomodoro é o temporizador);

🟡 Trabalhe sua tarefa até que o Pomodoro determinado seja cumprido e coloque um cheque em sua lista;

🔴 Faça uma pausa curta (5 minutos); A cada 4 Pomodoros dar uma pausa maior(sugestão de 15 min); Essa “pausa maior” é geralmente da ordem de 15-30 minutos, ou o que for preciso para fazer você se sentir recarregado e pronto para começar outra sessão de trabalho de 25 minutos.

Repita esse processo algumas vezes ao longo de um dia de trabalho.

Nem só de Scrum, Kanban, Lean vivemos. Aqui você vai ver muitos outros métodos que podem ser usados individuais ou acoplados aos tradicionais.

Como o #Pomodoro pode ajudar?

A Técnica Pomodoro não é apenas ajudar você a fazer as coisas hoje; Trata-se de aprender como você trabalha para que você possa economizar tempo no futuro.

🍅 TRABALHAR COM TEMPO – NÃO CONTRA-O-TEMPO Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. Nós corremos contra o relógio para terminar as atribuições e cumprir os prazos.

🍅 GERENCIAR SUAS DISTRAÇÕES Uma distração pode ser uma chamada no Facebook, ou, de repente, percebendo que você precisa mudar o óleo em seu carro, muitos pensamentos e eventos, distrações surgiram quando você está no trabalho.

🍅 TRABALHO/VIDA PESSOAL A maioria de nós está intimamente familiarizado com a culpa que vem de procrastinar. Se não tivermos um dia produtivo, é muito fácil acabar sentindo que não podemos aproveitar o nosso tempo livre.

🍅 ENCONTRAR QUANTO DE ESFORÇO UMA ATIVIDADE EXIGE Já se perguntou onde está todo o seu tempo? Não me pergunto mais: está tudo na página. A sua Folha do Pomodoro To-Do é uma visão geral do tempo gasto em várias tarefas.

🍅 APRENDENDO A LIDAR COM INTERRUPÇÕES Normalmente, você pode demorar 25 minutos antes de ligar para um amigo ou responder a um e-mail. Você aprenderá a lidar com a interrupção inevitável, mantendo-se focado na tarefa em questão.

🍅 ESTIMATIVA DE ESFORÇO PARA SUAS ATIVIDADES Uma vez que você tenha obtido o tempo necessário para tarefas comumente necessárias, você poderá prever com precisão quantos Pomodoros serão necessários para realizar as tarefas futuras.

Por que Usar um Sistema Kanban?

Como deve se tornar evidente nos próximos capítulos, nós usamos um sistema #kanban para limitar o trabalho-em-progresso de uma equipe para definir a capacidade e equilibrar a demanda sobre a equipe em relação ao rendimento do trabalho entregue.

Fazendo isso, podemos conseguir um ritmo sustentável de desenvolvimento para que todos os indivíduos possam alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

E tem alguns quadros que ficam uma verdadeira obra de arte, concorda?