Blog: SixSigma

Método DMAIC Seis Sigma

No feed anterior falamos que a metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

Na parte Estruturada propõe-se o trabalho por meio do método #DMAIC, que é bem semelhante ao #PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar a qualidade do processo. Esse método é dividido em 5 etapas:

Abaixo apresentamos uma descrição simplificada do método DMAIC e suas ferramentas:

🔵 Definir: definir os objetivos do projeto e entender/traduzir as necessidades dos clientes, identificar as métricas que estão relacionados aos objetivos do projeto;

🔴 Medir: medir o processo e suas diferentes partes, para determinar sua performance atual e quantificar o problema por meio de coleta de dados, ajudando a melhorar a compreensão sobre o fluxo de processo, localizar gargalos, permitir medir tempo de ciclo de atividades, identificar complexidades e desperdícios, identificar oportunidades para reduzir custos de processamento e identificar;

🔵 Analisar: obter um diagnóstico do processo em estudo e buscar as causas raízes da baixa performance, ajudando no aumento do conhecimento sobre o sistema, em relação às causas que atuam no processo e identificação de focos de mudança a serem desenvolvidos na fase Implementar a Melhoria Investigar o processo (cartas de controle, teste de hipótese);

🔴 Melhorias: propor, desenvolver e testar mudanças, ajudando na identificação das mudanças que efetivamente resultarão em uma melhoria. Propor e desenvolver mudanças (Matriz Impacto-Esforço);

🔵 Controlar: perpetuar os conhecimentos e as melhorias conquistadas, garantir que os resultados obtidos (melhorias de processos) se mantenham ao longo do tempo, ajudando na avaliação dos ganhos e alavancagem do processo de melhoria contínua.

Ainda a tempo, dentro de cada um destes itens existem algumas "ferramentas" para uso adequado em cada situação e futuramente talvez eu fale sobre eles.

Curte ai, compartilha, salva se gostou e ajudou.

O que é Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão quantitativa, estruturada e disciplinada.

🔴Quantitativa, por trabalhar com estatística baseada em dados;

🔴Estruturada, porque utiliza o método #DMAIC(que falaremos em outro feed);

🔴Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.

Essa metodologia trabalha com três grandes objetivos, que são:

🔵Redução de custos;

🔵Otimização de produtos;

🔵e processos e incremento da satisfação do cliente.

Mas a Seis Sigma não é somente para questões complexas, existem projetos Seis Sigma para redução de custos fixos como conta de luz, conta de água, de custos de hospedagens em viagens e muitos outros.

Outro uso muito frequente pelas empresas é para reduzir o #Lead Time de processos, aumentando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

Por que o nome Six Sigma?

Todo processo tem uma medida esperada e todos esses processos sofrem alguma variação. A medida dessa variação é chamada sigma.

O Seis Sigma tem este nome porque há 6 níveis de qualidade, sendo que cada etapa (chamada de sigma – σ) apresenta a quantidade máxima permitida de defeitos por milhão.

É medida a frequência com que erros são cometidos, com o objetivo de atingir estatísticas próximas ao sexto nível sigma (6-sigma).

Quando falamos em “6 Sigma”, entende-se a redução da variação no resultado entregue aos clientes numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição.

Confere a tabela de níveis Sigma no (defeitos por milhão ;) no destaque 6 Sigma.

Áreas de aplicação do Seis Sigma

Um dos fatores interessantes da metodologia 6 Sigma é que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Pode englobar tanto processos produtivos nas industriais, como também em processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e relacionados a área de saúde (Lean Healthcare).

A metodologia 6 Sigma tem inúmeras aplicações, sendo cada vez mais utilizada, em empresas que precisam ou querem reduzir custos e otimizar resultados.

Continua ai que falaremos de #DMAIC.