Você Conhece o Framework Scrum?

No entendimento literal, #Scrum é inspirado em uma jogada de rugby e representa a importância de trabalhar em equipe, de forma estratégica e bem integrada, para resolver problemas complexos.

Scrum é um dos métodos ágeis mais difundidos do mercado, juntamento com os #Métodos #Lean e #Kanban.

O Scrum serve para organizar e orientar o processo rumo ao entregável.

É utilizado por equipes de desenvolvimento de software em todo o mundo e é a metodologia ágil mais popular entre todas.

Scrum também é utilizado por outros setores além da TI, onde há projetos que devem avançar na presença de cenários complexos.

3 pilares principais do #Scrum

Transparência, para ter certeza de que a equipe esteja na mesma página sobre os conceitos da metodologia e os resultados esperados;

Inspeção, para revisar constantemente a metodologia e a evolução dos projetos e da equipe;

Adaptação, para adequar e corrigir aspectos do processo que não estão acontecendo da forma como deveriam.

Os Personagens do Framework Scrum

Product owner É a pessoa que gerencia os projetos da equipe, gerando as demandas, definindo metas, entregas e prazos. O Product owner também é responsável por garantir que o trabalho do time esteja alinhado às necessidades do cliente e aos objetivos da empresa.

Scrum master O Scrum master é quem coordena o dia a dia da equipe, delegando papéis e acompanhando de perto a execução das tarefas. Ele garante que as regras, processos e cronograma sejam seguidos, além de ajudar o time a solucionar as dificuldades no caminho.

Dev team Dev Team são todas as pessoas da equipe envolvidas com determinada entrega, responsáveis por executar o que foi planejado. Nas empresas mais inovadoras, o Dev team é um time multidisciplinar - composto de pessoas com perfis e habilidades diferentes e complementares.

Os produtos do Framework Scrum

Product backlog É a lista produzida pelo Product owner, contendo todas as entregas de valor relacionadas a determinado produto/serviço e tudo o que deve ser realizado pela equipe para garantir essas entregas. Ela deve estar organizada por prioridades para que os próximos passos aconteçam.

Sprint backlog São as tarefas que serão realizadas durante o Sprint (ciclo) atual, somadas a um plano de ação para garantir que os objetivos finais sejam cumpridos. O Sprint backlog é alimentado com as prioridades que estão no topo do Product backlog.

Increment

É o objetivo ou entrega final esperada ao final de cada Sprint (ciclo).

Os Eventos Framework Scrum

🏃Sprint

O Sprint é um ciclo de trabalho com um período de tempo definido. Pode ser uma semana, quinze dias, um mês, mas depende da complexidade das entregas e da forma como a equipe ou a empresa escolhem se organizar.

Essa organização deve considerar um objetivo a ser atingido ou uma entrega a ser realizada ao final do Sprint.

📚 Sprint Planning

É uma reunião de planejamento que antecede o início de um novo Sprint. Ela envolve todo o time: o Product Owner, o Scrum Master e o Dev team. Essa reunião serve para responder às seguintes perguntas:

🟢 Que objetivo deveremos cumprir até o final desse Sprint?

🟢 De que forma esse objetivo será atingido?

📅 Daily Scrum

A Daily Scrum, ou só “Daily”, é uma reunião diária do time para avaliar o progresso das tarefas, solucionar dificuldades e planejar o dia de trabalho. O ideal é que essa reunião não ultrapasse 15 minutos de duração. Durante a Daily, cada pessoa deve responder objetivamente:

🔵 O que eu fiz ontem para contribuir com o objetivo do ciclo atual?

🔵 O que vou fazer hoje?

🔵 Existe algum impedimento para atingir esse objetivo?

📢 Sprint review

Chegou a hora de revisar aquilo que foi feito do início ao fim de um ciclo. A equipe verifica se o objetivo foi atingido, avalia as entregas, dificuldades e aprendizados do Sprint. O Sprint review também é o momento para atualizar o Product backlog.

🔎 Sprint retrospective

Podemos dizer que é uma reunião de revisão, mas olhando especificamente para a dinâmica do time ao invés de olhar para os resultados. O objetivo da Sprint retrospective é avaliar como se comportaram as pessoas, processos e ferramentas. Com essa visão é possível identificar o que deu certo e o que precisa ser melhorado e quem sabe sair com um plano de ação para esses pontos.

Os Valores do Scrum

Segundo a Agile Alliance, uma organização global sem fins lucrativos comprometida em apoiar pessoas que exploram e aplicam os valores, princípios e práticas Agile, espera-se que as equipes estudem e dominem os valores:

🔴 Comprometimento Os membros da equipe se comprometem pessoalmente a atingir as metas da equipe.

🟢 Coragem Os membros da equipe fazem a coisa certa e trabalham em problemas difíceis.

🔵 Foco Deve-se concentrar no trabalho identificado para o Sprint e nos objetivos da equipe.

🟡 Abertura Os membros da equipe e as partes interessadas estão abertos sobre todo o trabalho e os desafios que a equipe encontra.

🟠 Respeito Os membros da equipe se respeitam para serem capazes e independentes.